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Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SILVA, Marcília de Sousa; COSTA, Luciana Assis  y  ISAYAMA, Hélder Ferreira. Uma análise da implementação do contraturno nas escolas municipais de Belo Horizonte. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e43534.  Epub 10-Nov-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644443534.

Os programas de contraturno desenvolvidos nas escolas municipais de Belo Horizonte/MG, mais especificamente, os Programas Escola Integrada e Segundo Tempo interagem com a dinâmica escolar e, por vezes, provocam justaposição na concretização de suas ações. O objetivo deste estudo, foi analisar a implementação do contraturno escolar por meio dos discursos dos sujeitos envolvidos no contexto da prática das ações educativas. A investigação contemplou a pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Além disso, a técnica de coleta foi a entrevista com coordenadores dos programas, pais, estudantes e educadores e, por fim, a pesquisa baseou-se no ciclo de política e estudos do discurso para refletir as práticas políticas e sociais desenroladas na dinâmica escolar. Na análise da implementação, os vínculos profissionais podem oferecer fragilidades na efetivação da política, bem como provocar tensões no universo da gestão local e central dos programas que estruturam o contraturno escolar. Ademais, as concepções dos sujeitos envolvidos impactam nos resultados da política. Nesse sentido, esse estudo contribui para as possibilidades de abertura de interpretações dos diversos sujeitos que participam da comunidade escolar, oportunizando a autoria das vozes e protagonismo coletivo no caminho da construção de “encontros potentes”.

Palabras clave : Programa de contraturno escolar; Implementação; Discurso.

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