SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46An analysis of the implementation of daylight hours in municipal schools in Belo HorizonteA Dialogue among Bilingualism, Legislation and Inclusive Education in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

TODARO, Mônica de Ávila  and  CACHIONI, Meire. Literatura infantil: expressão artística que coloca as personagens idosas em movimento. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e43584.  Epub Oct 24, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644443584.

O cenário de envelhecimento populacional e a complexidade das mudanças socioeconômicas, tecnológicas e culturais, desafiam a educação brasileira à leitura de um mundo “grávido” de um novo fenômeno: a diversidade dos modos de viver a velhice. As crianças precisam ler o mundo que envelhece, ao mesmo tempo em que passam por experiências intergeracionais nas suas comunidades, para evitar a discriminação etária (ageism). Nesse sentido, o foco temático deste estudo é a literatura infantil. O método previu uma pesquisa bibliográfica, cujos objetivos são: levantar obras de literatura infantil, disponíveis em língua portuguesa, que tragam personagens idosas; estabelecer relações entre as editoras, seus locais e a quantidade de livros, entre as obras e os anos de publicação, e, ainda, entre gênero, etnia, uso de adjetivos e de tempo verbal; e, também, pensar umageroalfabetização.

As questões de pesquisa foram: Quais títulos da literatura infantil investigada trazem personagens idosas? A literatura infantil guarda em si as potencialidades para a construção de conhecimento sobre a velhice? Como a linguagem literária pode ser um instrumento educativo para umageroalfabetização? Os resultados revelaram que a expressão artística literária se apresenta por meio de títulos veiculadores de temas que, nem sempre, desvelam a diversidade etária em uma única obra. Conclui-se que, partilhar diferentes obras que trazem personagens idosas na literatura infantil, como instrumento educativo, pode potencializar, nas crianças, a construção de novas concepções de velhice, visto que é pelas linguagens que se expressam pensamentos e sentimentos.

Keywords : Literatura infantil; Idosos; Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )