SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Uma análise da implementação do contraturno nas escolas municipais de Belo HorizonteUm diálogo entre Bilinguismo, Legislação e Educação Inclusiva no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

TODARO, Mônica de Ávila  e  CACHIONI, Meire. Literatura infantil: expressão artística que coloca as personagens idosas em movimento. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e43584.  Epub 24-Out-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644443584.

O cenário de envelhecimento populacional e a complexidade das mudanças socioeconômicas, tecnológicas e culturais, desafiam a educação brasileira à leitura de um mundo “grávido” de um novo fenômeno: a diversidade dos modos de viver a velhice. As crianças precisam ler o mundo que envelhece, ao mesmo tempo em que passam por experiências intergeracionais nas suas comunidades, para evitar a discriminação etária (ageism). Nesse sentido, o foco temático deste estudo é a literatura infantil. O método previu uma pesquisa bibliográfica, cujos objetivos são: levantar obras de literatura infantil, disponíveis em língua portuguesa, que tragam personagens idosas; estabelecer relações entre as editoras, seus locais e a quantidade de livros, entre as obras e os anos de publicação, e, ainda, entre gênero, etnia, uso de adjetivos e de tempo verbal; e, também, pensar umageroalfabetização.

As questões de pesquisa foram: Quais títulos da literatura infantil investigada trazem personagens idosas? A literatura infantil guarda em si as potencialidades para a construção de conhecimento sobre a velhice? Como a linguagem literária pode ser um instrumento educativo para umageroalfabetização? Os resultados revelaram que a expressão artística literária se apresenta por meio de títulos veiculadores de temas que, nem sempre, desvelam a diversidade etária em uma única obra. Conclui-se que, partilhar diferentes obras que trazem personagens idosas na literatura infantil, como instrumento educativo, pode potencializar, nas crianças, a construção de novas concepções de velhice, visto que é pelas linguagens que se expressam pensamentos e sentimentos.

Palavras-chave : Literatura infantil; Idosos; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )