SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Um diálogo entre Bilinguismo, Legislação e Educação Inclusiva no BrasilClima Organizacional em uma Instituição de Ensino Superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

COELHO, Antonia Ediele de Freitas  y  MALHEIRO, João Manoel da Silva. Neuroeducação e a construção de Indicadores de Habilidades Cognitivas. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e43817.  Epub 26-Oct-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644443817.

Este estudo apresenta proposições de um instrumento de análise por meio dos pressupostos da Neuroeducação, evidenciando como Indicadores de Habilidades Cognitivas podem ser percebidos em falas e atitudes de alunos durante as aulas. Assume-se uma abordagem metodológica qualitativa, na qual se desenvolve uma revisão bibliográfica em artigos científicos, teses e livros publicados em periódicos da área da educação em ciências. Elaboram-se categorias denominadas de Bases Organizacionais das Habilidades Cognitivas, que resultam em alguns Indicadores de que essas Habilidades ocorrem em contextos reais e podem ser identificadas. Os resultados apontam que a Neuroeducação compreende um novo ramo de estudos, que propõe aproximar a educação em ciências de estudos relacionados a Neurociência e a Psicologia. Desse modo, esse instrumento possibilita análise de categorias que identifiquem Habilidades Cognitivas, compreendendo que o trabalho pedagógico promovido de maneira colaborativa e interativa auxilia na forma como o aluno adquire a manifesta aprendizagem.

Palabras clave : Cognição; Indicadores de Habilidades Cognitivas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )