SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Neuroeducação e a construção de Indicadores de Habilidades CognitivasMediações didáticas em uma aula de leitura na EJA - mulheres relendo suas realidades e o mundo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

PASCHOALINO, Jussara Bueno de Queiroz  e  OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro De. Clima Organizacional em uma Instituição de Ensino Superior. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e43820.  Epub 25-Out-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644443820.

O Clima Organizacional de uma instituição de ensino superior, foi analisado a partir da metodologia de abordagem qualitativa. O objetivo do estudo foi de compreender a percepção dos professores frente ao Clima Organizacional da instituição pesquisada. Os instrumentos utilizados possibilitaram ouvir os participantes, e evidenciaram os fatores determinantes deste objeto de estudo. Para este artigo foram escolhidos para análise, quatro fatores relacionados ao Clima Organizacional. As escolhas desses fatores se pautaram na sua prevalência nas falas dos sujeitos pesquisados. Assim, as análises se realizaram a partir dos seguintes fatores: relacionamento e cooperação; oportunidade de crescimento e incentivos profissionais; política, economia local, nacional e internacional e saúde física e mental. Os resultados evidenciaram a coesão nas falas dos participantes, que expressaram a satisfação de fazer parte da instituição, mesmo diante de alguns empecilhos. Nos relacionamentos e cooperações se mostraram significativos para os pequenos grupos e departamentos, e menos constantes para o coletivo da instituição. Em relação a oportunidade de crescimento e incentivos profissionais, os participantes ressaltaram a importância desse fator, para a formação e qualificação dos profissionais que nela atuavam. Já o fator relacionado à política e a economia local, nacional e internacional deixou as evidências da insegurança diante do cenário de trabalho. Nas percepções dos professores, a saúde física e mental frente ao Clima Organizacional, tiveram dubiedade de perspectivas. As considerações desta pesquisa ressaltaram a importância de compreender o Clima Organizacional da instituição educacional e interferência com o intuito de torná-lo cada vez mais agradável.

Palavras-chave : Clima Organizacional; Ensino superior; Percepção dos professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )