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Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

SOUSA, Cláudio Aparecido; COSTA, Thiago Batista  e  EHRENBERG, Mônica Caldas. Educação Física decolonial: Análise, desafios e perspectivas em Paulo Freire e Frantz Fanon. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e44110.  Epub 26-Abr-2024. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644444110.

O objetivo do presente ensaio teórico é apresentar a perspectiva da Educação Física decolonial, inspirada na teoria de Paulo Freire e Frantz Fanon, possibilitando uma reflexão teórica diante da justiça social e o reconhecimento da identidade negra na sociedade e, ainda, verificar se existem discussões teóricas nessa área sobre a temática. O estudo em questão está amparado especialmente em uma visão crítica de mundo e educacional, no qual está estreitamente apoiada nos conceitos de educação popular e justiça social, amparada na visão decolonial de Freire e Fanon e não tem a pretensão de apresentar um modelo curricular para o componente curricular Educação Física. No entanto, entendemos que é necessário realizar uma reflexão sobre autores e perspectivas teóricas que ainda não adentraram nas discussões desta área do conhecimento. Os resultados da literatura permitiram constatar que a perspectiva decolonial de Freire e Fanon ainda não foram estudadas e introduzidas no debate da área de Educação Física. Concluímos que, é a partir do reconhecimento de uma perspectiva decolonial para a Educação Física que as oportunidades de emancipação social e libertação do sistema colonial poderão oferecer subsídios de esperança para as pessoas subalternas da sociedade.

Palavras-chave : Educação Física decolonial; justiça social; identidade negra; Educação popular.

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