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Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

LUPPI, Mônica Aparecida Rodrigues; BEHRENS, Marilda Aparecida  e  SA, Ricardo Antunes de. A formação de professores e as contribuições do pensamento complexo. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e40066.  Epub 06-Dez-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644440066.

O pensamento complexo busca uma tomada de consciência, propondo uma nova organização dos saberes no sistema de ideias, interligando assim os conhecimentos. Deste modo, questiona-se: de que forma se articulam os elementos que emergem do campo de estudos da formação inicial de professores e como se forma a tessitura de relações presentes nos fenômenos educacionais? O objetivo geral deste trabalho é mapear os elementos constituintes da formação inicial a fim de demonstrar essa articulação. A pesquisa é qualitativa, exploratória e descritiva, prevê uma reflexão analítica e crítica. Como resultados alcançados, apresentam-se; a elaboração de um diagrama, a indicação de informações que compõem a concepção de homem, a teoria de educação e a concepção de sociedade nos aspectos que se mostram coerentes com o pensamento complexo; a consideração de que as percepções, experiências, crenças e valores do pesquisador influenciam na pesquisa, a necessidade de uma reforma do pensamento que possibilite religar e interligar conhecimentos, a compreensão de que a condição humana como indivíduo/espécie/sociedade, exige atenção com relação ao seu convívio e vida no planeta; ter como princípios os fundamentos da teoria de sistemas, da cibernética e do conceito de organização com base na complexidade e aceitar o conhecimento sujeito à incerteza e ao inesperado.

Palavras-chave : Formação inicial de professores; Complexidade; Transdisciplinaridade.

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