SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bilinguismo, leitura em L2 e estratégias: abordagens e discussõesO Pensamento da Filosofia da Diferença que sonha signos do Arquivo da Educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

MANSKE, George Saliba  e  STAFFEN, Luciane Wayss. A influência das tecnologias da informação nas experiências vivenciadas no espaço da educação infantil. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e47099.  Epub 15-Mar-2024. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644447099.

O objetivo deste ensaio é problematizar as possíveis influências das tecnologias da informação nas percepções de tempo e espaço na Educação Infantil, vivenciadas por crianças e professores. Pressupõe-se que na atualidade, vivencia-se um tempo e um espaço mediados pelas tecnologias da informação, que constroem formas de ser e estar no mundo em que efeitos da globalização são percebidos em diferentes esferas, como a Educação, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. A atual sociedade fornece tecnologias da informação à disposição dos professores e demais integrantes das equipes profissionais das instituições educativas. Com os Estudos Culturais, procurou-se compreender o conceito de globalização e problematizá-lo acerca das influências para o professor, especificamente aquele da Educação Infantil, examinando os mecanismos de consumo acelerado de informação nos tempos atuais. Busca-se na trajetória da Educação Infantil no Brasil, o cenário para ensaiar as influências das tecnologias da informação em espaços educativos, observando suas influências sobre as crianças e adultos inseridos nestes locais.

Palavras-chave : Educação Infantil; Tecnologias da Informação; Estudos Culturais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )