SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Clima Organizacional em uma Instituição de Ensino SuperiorLa complementariedad entre educación (formal, no-formal e informal) e (auto, hetero y eco) formación: una discusión basada en autobiografías índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

FREITAS, Marinaide Lima de Queiroz  y  CAVALCANTE, Valéria Campos Campos. Mediações didáticas em uma aula de leitura na EJA - mulheres relendo suas realidades e o mundo. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e60844.  Epub 10-Nov-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/198464440844.

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o ensino de Leitura da/na Educação de Jovens e Adultos (EJA), e traz como foco as mediações didáticas vivenciadas em uma aula de leitura. É recorte de uma pesquisa qualitativa, de base colaborativa (IBIAPINA, 2008), realizada em escolas públicas de Maceió, e desenvolvida no âmbito do Observatório Alagoano de Leitura na EJA (2011 a 2015), financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). No percurso, dialogava-se sobre o ensino de Leitura e as didáticas/práticas desenvolvidas em sala de aula, perfil dos/as estudantes, suas histórias e necessidades de leituras, entendendo a leitura como prática social que acontece em todos os lugares: na vida, no trabalho e em diversas agências de letramento, incluindo nesse contexto a escola. Neste recorte, os resultados demonstraram que a sala de aula configurou-se como um espaço de exercício de autonomia, dos estudantes e da professora, quando puderam apropriar-se da realidade, captar as pressões, alterando-as, transformando-as em invenções cotidianas, inéditas e irrepetíveis.

Palabras clave : Mulheres da EJA. Mediações didáticas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )