SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46La complementariedad entre educación (formal, no-formal e informal) e (auto, hetero y eco) formación: una discusión basada en autobiografías índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SANTOS, Pollyana dos; LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes  y  HARACEMIV, Sonia Maria Chaves. As percepções sobre os sujeitos da EJA e os materiais didáticos utilizados na mediação pedagógica na Educação de Jovens e Adultos. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e61367.  Epub 22-Nov-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644461367.

O presente trabalho visa realizar uma articulação teórica sobre as percepções acerca dos sujeitos da EJA e a elaboração de materiais didáticos utilizados nas mediações pedagógicas nessa modalidade de ensino. A aproximação trazida neste artigo é um desdobramento de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento que teve como objetivo identificar os principais fundamentos teórico-metodológicos presentes nas produções resultantes das pesquisas no campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e que versam sobre os sujeitos estudantes. A partir desse levantamento, outros diálogos se tornaram possíveis e se estruturaram como questão para as reflexões aqui promovidas:como as percepções sobre os sujeitos estudantes, influenciam na escolha e/ou produção dos materiais didáticos utilizados nas mediações pedagógicas na EJA?A articulação teórica apresentada no artigo permitiu perceber que o entendimento sobre os sujeitos com os quais se trabalha na Educação de Jovens e Adultos e a compreensão de como jovens e adultos aprendem, influencia não apenas na escolha, como na produção e nas políticas de distribuição de materiais didáticos que corroboram com uma percepção sobre os sujeitos.

Palabras clave : da EJA; Mediações Pedagógicas; Materiais Didáticos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )