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Educação UFSM
versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444
Resumo
ANTONIETTO, Patrícia Cristina e LIMA, Lívia Morais Garcia. História Oral das mulheres usuárias da Assistência Social: diálogos com a Educação Não Formal. Educação. Santa Maria [online]. 2022, vol.47, e48049. Epub 17-Jun-2024. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644448049.
O presente trabalho visa conhecer e analisar os significados que as usuárias atribuem às ações educativas desenvolvidas nos serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família e Serviço de Convivência (PAIF) e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) na cidade de Americana/SP, concebidos pela Política Nacional de Assistência Social. A revisão bibliográfica subsidiou a pesquisa de campo, utilizando-se para tal a metodologia de História Oral, na modalidade de depoimento oral. É por meio das vozes das mulheres que os efeitos da ação educativa desenvolvida nos serviços se fazem conhecer, assinalando a importância dos espaços grupais como mediadores da aprendizagem e de perspectivas para o fortalecimento dos vínculos comunitários, uma vez que permitem a identificação e percepção de classe, de coletivo. A História Oral desvela outra realidade que para a mídia não interessa mostrar. Por fim, a nebulosa relação entre Assistência Social e Educação Não Formal, que pode contribuir para o fortalecimento grupal, combinando novas possibilidades metodológicas da Educação Não Formal com o poder de alcance que o status de política social dá à Assistência Social.
Palavras-chave : Educação Não Formal; Assistência Social; História Oral.