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Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

BEM., Deborah  e  GONCALVES., Josiane Peres. A quem serve a educação “para todos”?. Educação. Santa Maria [online]. 2022, vol.47, e56347.  Epub 04-Nov-2024. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644456347.

Esse texto pretendeu refletir sobre as contradições que permeiam a educação escolar, com ênfase no caso do Brasil. Nesse sentido, o intuito é refletir sobre a situação atual da educação brasileira inserida em uma sociedade regida pelo capital, bem como a sua estruturação histórica - que se estabeleceu através de marcadores de exclusão social como racismo, desigualdade de gênero, marginalização e outros - e sua intrínseca relação com a conjuntura política do país.Para tanto, realizou-se uma breve retomada histórica da educação escolar no país e uma, igualmente breve, análise da conjuntura política brasileira a partir do golpe de 2016 e quais os reflexos disso na escola - enfatizando o movimento “escola sem partido”. O referencial teórico que norteou esse texto foi o materialismo histórico-dialéticosob orientação da pedagogia histórico-crítica. Para finalizar, apresentou-se algumas possibilidades de luta e resistência, à luz da pedagogia histórico-crítica,que visam a superação desse quadro catastrófico que se instaurou no país.

Palavras-chave : Escola; Educação no Brasil; Pedagogia Histórico-crítica..

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