SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Training educators to work on education in moral valuesExperiences with Nature and the Invisible Limits: Primordial Contacts between Educational Projects in Brazil and Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

MACEDO, Aldenora Conceição de  and  DEVECHI, Cátia Piccolo Viero. A hermenêutica reconstrutiva na educação comparada: uma abordagem voltada para a aprendizagem com o “outro”. Educação. Santa Maria [online]. 2022, vol.47, e64914.  Epub Oct 18, 2024. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644464914.

O artigo objetiva apresentar as contribuições da abordagem hermenêutica reconstrutiva aos estudos comparados em educação. Parte da compreensão da hermenêutica filosófica de Gadamer, passa pela leitura reconstrutiva da hermenêutica com base no pensamento habermasiano, para discutir a educação comparada numa perspectiva de aprendizagem com o “outro”. O debate fundamenta-se na compreensão de que a hermenêutica reconstrutiva se constitui como uma importante estratégia de troca discursiva entre unidades de comparação, na qual o “outro” não apenas auxilia na compreensão, mas contribui no tratamento argumentativo dos problemas.Uma possibilidade de pesquisa a ser construída não apenas por sentidos interpretativos alcançados de forma singular, mas pela força do argumento racional diante do “outro” e dos pares.

Keywords : Hermenêutica; Pesquisa qualitativa; Intersubjetividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )