Educação UFSM
Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444
Abstract
MACEDO, Aldenora Conceição de and DEVECHI, Cátia Piccolo Viero. A hermenêutica reconstrutiva na educação comparada: uma abordagem voltada para a aprendizagem com o “outro”. Educação. Santa Maria [online]. 2022, vol.47, e64914. Epub Oct 18, 2024. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644464914.
O artigo objetiva apresentar as contribuições da abordagem hermenêutica reconstrutiva aos estudos comparados em educação. Parte da compreensão da hermenêutica filosófica de Gadamer, passa pela leitura reconstrutiva da hermenêutica com base no pensamento habermasiano, para discutir a educação comparada numa perspectiva de aprendizagem com o “outro”. O debate fundamenta-se na compreensão de que a hermenêutica reconstrutiva se constitui como uma importante estratégia de troca discursiva entre unidades de comparação, na qual o “outro” não apenas auxilia na compreensão, mas contribui no tratamento argumentativo dos problemas.Uma possibilidade de pesquisa a ser construída não apenas por sentidos interpretativos alcançados de forma singular, mas pela força do argumento racional diante do “outro” e dos pares.
Keywords : Hermenêutica; Pesquisa qualitativa; Intersubjetividade.