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Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

SILVA, Fabiany de Cássia Tavares. Discursos Político-curriculares endereçados à Educação Especial. Educação. Santa Maria [online]. 2022, vol.47, e64618.  Epub 27-Nov-2024. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644464618.

Este texto expõe análises sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) e a produção intelectual de crítica, suportadas como território e/ou mercado linguístico contraditório, que per se representam o processo brasileiro de reorientação curricular. Incursiona-se por conceitos e noções trazidos pelo empreendimento bourdesiano, particularmente a edificação da violência simbólica na imposição de um conjunto (arbitrário) de referentes culturais, como mecanismo de preservação (e legitimação) da cultura dominante e dos sistemas de dominação. Articula-se o método praxiológico, organizado a partir de estudos bibliográficos e documentais, fundados nos conceitos operacionais de campo, habitus edoxa douta.

Palavras-chave : Currículo; Base Nacional Comum Curricular, Educação Especial; Bourdieu.

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