SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Discursos Político-curriculares endereçados à Educação EspecialPráticas pedagógicas na EJA: o que a sala de aula revela? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

SILVA, Dilma Antunes  e  NASCIMENTO, Ana Paula Santiago do. Avaliação Institucional: uma discussão sobre a qualidade no Núcleo de Educação Infantil da Unifesp. Educação. Santa Maria [online]. 2022, vol.47, e64632.  Epub 28-Nov-2024. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644464632.

O objetivo deste texto é relatar a experiência recente de avaliação institucional da escola de educação básica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a qual mobilizou diversos atores envolvidos no processo educativo de bebês e crianças pequenas. Um percurso que viabilizou a manifestação e a escuta das vozes presentes na escola, alçando o coletivo escolar a refletir e a deliberar sobre a melhoria da qualidade educacional em suas diferentes dimensões, tendo como princípio e horizonte o direito das crianças. A abordagem qualitativa orientou a realização do estudo, que teve como metodologia a análise documental e a pesquisa bibliográfica. Avanços significativos podem ser observados a partir da aplicação do instrumento de autoavaliação no que se refere a questões curriculares, de formação docente, estruturação do quadro de profissionais da educação infantil, organização predial (limpeza, acessibilidade, ambientação, exposição dos trabalhos das crianças etc.), bem como a maior participação dos diferentes atores da comunidade nas decisões sobre questões relevantes da escola.

Palavras-chave : Qualidade; Avaliação Institucional; Educação Infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )