SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Arquivos artísticos: práticas discursivas e suas visualidadesRepercussões da Pedagogia de Projetos na prática pedagógica dos anos finais do Ensino Fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; HEINIG, Otilia Lizete de O. M.  e  FERREIRA, Andrea Tereza Brito. Uma rede semântica em torno do letramento: termos e adjetivações e seus possíveis significados. Educação. Santa Maria [online]. 2024, vol.49, e70064.  Epub 14-Jul-2025. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644470064.

Este artigo investiga a rede semântica que se estabelece em torno do termo letramento. Analisa as terminologias e qualificações mobilizadas a fim de caracterizar o letramento e seus desdobramentos em temas investigados, quadros teóricos e cruzamentos. Selecionou-se três edições do Colóquio Internacional de Letramento e Cultura Escrita por constituir uma instância científica importante na discussão do tema. Estudou-se os dados do corpus na perspectiva de análise do conteúdo a partir de uma pesquisa documental. Os resultados mostram que há uma diversidade de termos filiados a perspectivas teóricas e que, na maior parte, tratam de práticas sociais e culturais na história e contemporaneidade. Alguns termos visam a demarcar contextos, grupos e sujeitos bem como a natureza do letramento. Outros especificam linguagens, não necessariamente registradas pelo alfabeto, mostrando a força do termo letramento. A existência de metáforas dispersa os termos e leva, por conseguinte, a uma conceituação menos precisa do letramento.

Palavras-chave : Letramentos; Cultura escrita; Práticas sociais de escrita e leitura; Multiletramentos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )