SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Relatos de professoras de Sala de Recursos Multifuncional sobre as condições de trabalho na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação Especial (Online)

versão On-line ISSN 1984-686X

Resumo

FERNANDES DA SILVA, Franciele; MEDEIROS, Daniela  e  VIONE SCHWENGBER, Maria Simone. Subjetivações surdas: Discursos sobre a (in)existência da Libras no espaço escolar. Rev. Educ. Espec. [online]. 2023, vol.36, e65929.  Epub 14-Nov-2023. ISSN 1984-686X.  https://doi.org/10.5902/1984686x65929.

Esse artigo problematiza a educação de surdos e a aquisição da linguagem como um processo de constituição de sujeitos da vida relacional e como indutora das condições de: aprendizagens, desenvolvimento cognitivo e das interações. Como corpus de análise escolhemos um vídeo bilíngue sobre a surdez e a Libras, publicado em 2020, no Youtube e no Instagram para destacar os enfrentamentos de uma criança surda no processo de escolarização e o pedido de comunicação digna. Diante disso, por meio da análise discursiva, o objetivo deste artigo é elucidar quais são os discursos desse vídeo sobre a surdez. Que discursos dele emergem? Destacamos, a partir do movimento de análise: quem é o sujeito do discurso e as posições que este ocupa; o apelo que a menina refere sobre as crianças surdas nas escolas comuns junto as ouvintes, indicando o desejo pela prática de inclusão escolar de um modo distinto daquele que vem sendo vivenciado por ela no momento atual; as discussões sobre o problema central, o (não) acesso à comunicação, já que são necessárias intervenções diversas (comunicação com os pares, com os professores, tradução simultânea, apoio de intérprete, entre outros), que nem sempre tornam acessíveis os conteúdos escolares; e, a reivindicação de uma cultura de comunicação entre surdos e ouvintes em uma tentativa de modificar suas experiências escolares.

Palavras-chave : Comunicação; Libras; Sujeitos Surdos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )