SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36New terms in Libras for health and biosafety areasWhere is the inclusion of people with disabilities in the BNCC? Exclusion has eaten it! author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação Especial (Online)

On-line version ISSN 1984-686X

Abstract

SANTOS REBELO, Andressa  and  PLETSCH, Márcia Denise. O que revelam as políticas e os indicadores sobre a escolarização de alunos com deficiência múltipla no Brasil (1974-2021)?. Rev. Educ. Espec. [online]. 2023, vol.36, e70980.  Epub Nov 23, 2023. ISSN 1984-686X.  https://doi.org/10.5902/1984686x70980.

A escolarização da população com deficiência múltipla ainda enfrenta inúmeros desafios no contexto brasileiro. Nesse sentido, este artigo analisa os indicadores de matrículas de alunos com deficiência múltipla entre 1974 e 2021 e as orientações políticas para a educação dessa parcela da população. Em termos metodológicos, foram analisados documentos normativos e orientadores sobre o público da Educação Especial e levantamentos estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As análises mostraram, entre outros aspectos, aumento das matrículas de pessoas com deficiência múltipla em escolas comuns de ensino, falta de consenso sobre quem e quantos seriam esses alunos nos documentos oficiais, fragilidades nas diretrizes políticas sobre ações intersetoriais e estratégias educativas, sobretudo daqueles que demandam intervenções pedagógicas mais específicas, como o uso da comunicação alternativa, por exemplo, o caso das crianças acometidas pela Síndrome Congênita do Zika Vírus.

Keywords : Educação Especial; Deficiência Múltipla; Indicadores Educacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )