SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Propuesta de rótulos de término em Libras para áreas de salud y bioseguridad¿Dónde está la inclusión de las personas con discapacidad en la BNCC?¡La exclusión ha comido! índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação Especial (Online)

versión On-line ISSN 1984-686X

Resumen

SANTOS REBELO, Andressa  y  PLETSCH, Márcia Denise. O que revelam as políticas e os indicadores sobre a escolarização de alunos com deficiência múltipla no Brasil (1974-2021)?. Rev. Educ. Espec. [online]. 2023, vol.36, e70980.  Epub 23-Nov-2023. ISSN 1984-686X.  https://doi.org/10.5902/1984686x70980.

A escolarização da população com deficiência múltipla ainda enfrenta inúmeros desafios no contexto brasileiro. Nesse sentido, este artigo analisa os indicadores de matrículas de alunos com deficiência múltipla entre 1974 e 2021 e as orientações políticas para a educação dessa parcela da população. Em termos metodológicos, foram analisados documentos normativos e orientadores sobre o público da Educação Especial e levantamentos estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As análises mostraram, entre outros aspectos, aumento das matrículas de pessoas com deficiência múltipla em escolas comuns de ensino, falta de consenso sobre quem e quantos seriam esses alunos nos documentos oficiais, fragilidades nas diretrizes políticas sobre ações intersetoriais e estratégias educativas, sobretudo daqueles que demandam intervenções pedagógicas mais específicas, como o uso da comunicação alternativa, por exemplo, o caso das crianças acometidas pela Síndrome Congênita do Zika Vírus.

Palabras clave : Educação Especial; Deficiência Múltipla; Indicadores Educacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )