SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Proposta de sinais-termo em Libras para áreas de saúde e biossegurançaCadê a inclusão das pessoas com deficiência na BNCC? A exclusão comeu! índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação Especial (Online)

versão On-line ISSN 1984-686X

Resumo

SANTOS REBELO, Andressa  e  PLETSCH, Márcia Denise. O que revelam as políticas e os indicadores sobre a escolarização de alunos com deficiência múltipla no Brasil (1974-2021)?. Rev. Educ. Espec. [online]. 2023, vol.36, e70980.  Epub 23-Nov-2023. ISSN 1984-686X.  https://doi.org/10.5902/1984686x70980.

A escolarização da população com deficiência múltipla ainda enfrenta inúmeros desafios no contexto brasileiro. Nesse sentido, este artigo analisa os indicadores de matrículas de alunos com deficiência múltipla entre 1974 e 2021 e as orientações políticas para a educação dessa parcela da população. Em termos metodológicos, foram analisados documentos normativos e orientadores sobre o público da Educação Especial e levantamentos estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As análises mostraram, entre outros aspectos, aumento das matrículas de pessoas com deficiência múltipla em escolas comuns de ensino, falta de consenso sobre quem e quantos seriam esses alunos nos documentos oficiais, fragilidades nas diretrizes políticas sobre ações intersetoriais e estratégias educativas, sobretudo daqueles que demandam intervenções pedagógicas mais específicas, como o uso da comunicação alternativa, por exemplo, o caso das crianças acometidas pela Síndrome Congênita do Zika Vírus.

Palavras-chave : Educação Especial; Deficiência Múltipla; Indicadores Educacionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )