SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Formação de professores de creche e Transtorno do Espectro Autista: resultados de um curso presencial e a distânciaUm panorama dos cursos de graduação no Brasilanterior à Lei de reserva de vagas: as matrículas de estudantes da educação especial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação Especial (Online)

versão On-line ISSN 1984-686X

Resumo

LOPES DE CARVALHO, Camila  e  MATTEUSSI LINO, Carolina. Gestão escolar na educação inclusiva: a produção acadêmica stricto sensu paulista e uma realidade escolar. Rev. Educ. Espec. [online]. 2023, vol.36, e69202.  Epub 01-Dez-2023. ISSN 1984-686X.  https://doi.org/10.5902/1984686x69202.

A inclusão escolar de alunos com deficiência condiz com o processo de reconstrução da gestão enquanto atuação democrática, participativa e reflexiva. Os gestores vivenciam as mudanças em vigor e são exigidos de atuar auxiliando na construção de uma comunidade inclusiva. Isto posto, esse estudo objetivou identificar o estado da arte do tema da gestão escolar com foco no viés inclusivo, associando a produção acadêmica sobre essa questão à atuação do gestor escolar. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa em duas fases. Na Fase 1, realizou-se uma revisão sistemática com a análise das produções acadêmicas dos programas de pós-graduação stricto sensu paulistas públicos sobre o tema da gestão escolar em interface com a inclusão educacional. Na Fase 2, delineou-se um estudo de caso aplicando questionário a um gestor de uma escola particular de uma cidade de São Paulo, Brasil, com acompanhamento de sua rotina durante 2 dias semanais, por 1 mês, para observação de aspectos referentes à atuação no processo de inclusão escolar. A análise dos dados ocorreu por categorização associada ao software Iramutec. As pesquisas acadêmicas mostraram-se uma área de recente investigação, focada predominantemente em avaliar qualitativamente entrevistas por análise de conteúdo. Já as ações gestoriais permaneceram direcionadas para a solução de conflitos e ações burocráticas, com fragilidades na formação inicial e continuada, não acessando pesquisas acadêmicas sobre o tema e apresentando ações insuficientes. Imprescinde a continuidade de estudos que orientem a intervenção gestorial, bem como uma autonomia docente para a busca dos mesmos.

Palavras-chave : Educação inclusiva; Educação especial; Gestão escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )