SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Um panorama dos cursos de graduação no Brasilanterior à Lei de reserva de vagas: as matrículas de estudantes da educação especialA pessoa com deficiência e a educação especial no Brasil nos últimos 200 anos: sujeitos, conceitos e interpretações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação Especial (Online)

versão On-line ISSN 1984-686X

Resumo

SPIES, Márcia Franciele; DA SILVA GASPAROTTO, Guilheme  e  DE SOUSA E SILVA, Cielle Amanda. Características do Desenvolvimento Motor em Crianças com Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Sistemática. Rev. Educ. Espec. [online]. 2023, vol.36, e71662.  Epub 20-Out-2023. ISSN 1984-686X.  https://doi.org/10.5902/1984686x71662.

O presente estudo objetivou sintetizar e analisar a produção científica sobre as características do desenvolvimento motor (DM) em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de revisão sistemática de literatura. Neste sentido, foram selecionadas as bases de dados Eric/Thesaurus, Web of Science, SciELO, Scopus, ASP/EBsco e Redalyc. Para a identificação dos artigos nas bases de dados, foram elencados os descritores “Child Development”; “Autism Spectrum Disorder”; “Motor Skills Disorder”; “Motor Development” bem como seus termos em português. Por abranger áreas de saúde e educação, estes descritores foram identificados entre os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da BVS e Thesaurus (Eric). A amostra final foi composta por cinco estudos que apresentaram dados de diferentes baterias de avaliação motora. Os resultados caracterizaram o DM em crianças com TEA como atípico, apresentando déficits significativos em todas às áreas motoras, sendo a coordenação fina, o equilíbrio e o esquema corporal, os mais pronunciados.

Palavras-chave : Desenvolvimento Motor; Transtorno do Espectro Autista; Cognição.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )