SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Características del Desarrollo Motor en Niños con Trastorno del Espectro Autista: Una Revisión SistemáticaServicio Educativo Especializado: Articulación entre maestro de SEE, de la sala común y família de alumno PAEE en dos Escuelas Públicas del Municipio de Parintins (AM) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação Especial (Online)

versión On-line ISSN 1984-686X

Resumen

DRAGO, Rogério  y  GABRIEL, Emilio. A pessoa com deficiência e a educação especial no Brasil nos últimos 200 anos: sujeitos, conceitos e interpretações. Rev. Educ. Espec. [online]. 2023, vol.36, e73415.  Epub 23-Oct-2023. ISSN 1984-686X.  https://doi.org/10.5902/1984686x73415.

O artigo analisa as diferentes conceituações de aluno e educação especial no Brasil desde 1822, objetivando entender a evolução conceitual dos termos através dos séculos XIX, XX e XXI, nos caminhos da segregação, integração e inclusão, analisando os impactos do momento histórico e das ideologias dominantes na construção de conceitos relativos ao aluno especial e à educação especial. O método utilizado no estudo assume o estudo teórico-documental de obras que tratam da temática da história da educação especial e da deficiência, além da análise de atos legais que complementam nossas interpretações. A partir do estudo realizado, evidenciamos que os conceitos de aluno especial e educação especial evoluíram de acordo com os pontos de vista predominantes em cada época: de uma interpretação médico-mística-religiosa, para uma psicologicista e, após, pedagógica. Além disso, concluímos que os processos históricos guiaram a educação especial no caminho da segregação para a integração e, finalmente, para a inclusão, de acordo com o ideal de nação pretendido em cada época.

Palabras clave : Especial; Educação Especial; História; Conceitos;Inclusão..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )