SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Vivências de pessoas com autismo que concluíram o Ensino Superior: uma investigação em Porto Velho/ROUma reflexão sobre práticas violentas no processo de escolarização de surdos oralizados usuários de aparelho auditivo de amplificação sonora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação Especial (Online)

versão On-line ISSN 1984-686X

Resumo

NICIOLI PEREIRA, Mariana; RIBEIRO NASCIMENTO, Lilian Cristine  e  DE OLIVEIRA MARTINS, Vanessa Regina. Interações do aluno surdo no processo de inclusão. Rev. Educ. Espec. [online]. 2023, vol.36, e67808.  Epub 06-Nov-2023. ISSN 1984-686X.  https://doi.org/10.5902/1984686x67808.

Este artigo analisa o processo de inclusão de alunos surdos em escolas públicas e suas interações com outros alunos, intérpretes e professores. A metodologia utilizada na pesquisa foi o estudo de caso com a observação de campo de 4 estudantes surdos dentro de suas salas de aula e também nos momentos de intervalo em duas escolas públicas de Campinas. A partir da observação foi realizada uma análise quantitativa das interações destes alunos com as demais pessoas do contexto escolar. A pesquisa concluiu que, por ser único aluno surdo em sua sala de aula, o número de interações deste estudante é nitidamente maior com o intérprete, seguido das interações com alunos ouvintes, em terceiro lugar com os professores. Por fim, as interações em menor número foram realizadas com outros colegas surdos da escola, fora da sala de aula. Os resultados revelaram que o processo de inclusão dos alunos surdos nas escolas observadas restringe as possibilidades de interação no contexto escolar, o que pode dificultar a constituição de uma autoimagem positiva destes estudantes.

Palavras-chave : Educação de surdos; Inclusão; Interação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )