SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Necessidades de Apoio de Famílias de crianças e adolescentes com deficiência de um Centro Especializado em Reabilitação de AlagoasPráticas Educacionais Inclusivas no contexto da formação continuada: revisão integrativa de estudos no período de 2011 a 2021 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação Especial (Online)

versão On-line ISSN 1984-686X

Resumo

BRITO, Lucelmo Lacerda de  e  ELIAS, Nassim Chamel. Repertório de professores do atendimento educacional especializado sobre autismo e Análise do Comportamento Artigo de Demanda Continua. Rev. Educ. Espec. [online]. 2023, vol.36, e71273.  Epub 24-Jun-2024. ISSN 1984-686X.  https://doi.org/10.5902/1984686x71273.

A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é reconhecida como uma prática baseada em evidência para tratamento e intervenção de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e fornece meios de apoiar pedagogicamente o processo de inclusão na escola, pois é empiricamente demonstrada como eficaz para produzir mudança de comportamento. Nesse contexto, essa pesquisa teve o objetivo de identificar e analisar o repertório dos professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Litoral Norte de São Paulo em TEA e em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Foram utilizadas análises quantitativa e qualitativa, a partir de dados obtidos pela aplicação de um questionário. O questionário foi composto por perguntas abertas e fechadas sobre o processo formativo e o repertório em TEA e ABA. Os participantes foram 29 responsáveis por Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). Os resultados indicam que menos de um quarto dos participantes possui uma definição adequada do que seja o TEA e nenhum possui conhecimento sobre ABA.

Palavras-chave : Atendimento Educacional Especializado; Transtorno do Espectro do Autismo; Análise do Comportamento Aplicada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )