SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Inclusive Mathematics in the Literacy Cycle: systematic review of empirical articlesCurriculum practices for inclusive education: curriculum accessibility, curriculum adaptation and specific terminality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação Especial (Online)

On-line version ISSN 1984-686X

Abstract

ERBEN, Endhyel  and  MELLO, Kelen Berra de. Um estudo sobre as políticas públicas que dão suporte ao Ensino Colaborativo em países como Estados Unidos, Itália e Brasil. Rev. Educ. Espec. [online]. 2023, vol.36, e72108.  Epub July 22, 2024. ISSN 1984-686X.  https://doi.org/10.5902/1984686x72108.

Este artigo tem como objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica, a fim de analisar como são as políticas de inclusão em alguns países nos quais o Ensino Colaborativo ocorre, e a partir disso, verificar se os documentos oficiais da política brasileira permitem que a prática possa ser desenvolvida no país. Para isso, primeiramente, investigou-se as origens das políticas voltadas para a inclusão. Na sequência, foram identificados alguns países nos quais o Ensino Colaborativo é efetivado. Posteriormente, averiguou-se como são as políticas de inclusão nestes países e a partir disso, buscou-se verificar se os documentos oficiais da política no Brasil permitem que a prática possa ser desenvolvida no país. Por meio dessa pesquisa, identificou-se que a efetivação do Ensino Colaborativo é viável em alguns países, como nos Estados Unidos e na Itália, devido ao amparo da legislação vigente, além dos recursos disponíveis de cada país. No entanto, percebeu-se que no Brasil, as políticas públicas voltadas para a inclusão escolar não amparam o Ensino Colaborativo e não fornecem recursos suficientes para que ele seja efetivado.

Keywords : Educação; Ensino Colaborativo; Inclusão Escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )