SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Perspectives of people with visual impairments on accessibility in the National High School Exam (Enem)Educational inclusion in Vocational Education in a Federal Institution in the State of Rondônia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação Especial (Online)

On-line version ISSN 1984-686X

Abstract

OLIVEIRA, Willian Silva de; MORAIS, Fernanda Beatriz Caricari de  and  MUNIZ, Valéria Campos. Elaboração de Unidade Didática no Ensino da Língua Portuguesa como L2 para Educandos Surdos. Rev. Educ. Espec. [online]. 2023, vol.36, e75438.  Epub Oct 03, 2024. ISSN 1984-686X.  https://doi.org/10.5902/1984686x75438.

O ensino da Língua Portuguesa (LP) como segunda língua (L2) para educandos surdos tem sido um desafio para os docentes que atuam na educação de surdos, a falta de materiais didáticos para o ensino dessa língua como L2 têm causado entraves e fracassos nessa modalidade de ensino.Há materiais didáticos comercializados nos mercados editoriais, entretanto, não contemplam estratégias de ensino voltadas para o uso da LP como L2, ficando seu uso apropriado para um nativo da língua. Nessa perspectiva, o objetivo desse artigo é enfatizar a importância da produção e elaboração de uma Unidade Didática (UD) feita pelo próprio professor, sendo destinada às especificidades, características e necessidades linguísticasdoseducandos surdos. Em contrapartida, elaborar uma UD não é uma atividade simples, é essencial um conhecimento não somente pedagógico e didático, sobretudo, que atenda as necessidades de uso da língua pelos seus discentes. Toda ação docente precisa ser planejada, por isso nosso trabalho traz a UD acompanhada de um Plano de Aula (PA), para conduzir e guiar o trabalho do professor na aplicação da unidade. Esse artigo acadêmico busca orientar e incentivar professor na produção do seu próprio material didático, destacando o protagonismo docente na elaboração. As escolhas atentas, o planejamento e concretização da Unidade Didática fazem parte do caminho para surgimento do material. Assim, a proposta é mostrar a elaboração de UD e PA voltada para educandos surdos, trazendo em forma de exemplificação, um Plano de Atividades e uma Unidade didática voltada ao 5º ano do ensino fundamental, com base no gênero textual da Tirinha e o tema Tecnologia/comunicação.

Keywords : Unidade Didática; Ensino da Língua Portuguesa; Educandos Surdos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )