SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número01A fragilidade de mudança no trabalho dos professores na condição da pós-modernidadeCompetências no contexto da ação docente: ressignificando o conceito índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

BONAZINA, Maria Cristina Rath. As competências e o mundo do trabalho. Contrapontos [online]. 2006, vol.06, n.01, pp.29-47. ISSN 1984-7114.

O objetivo deste artigo é contextualizar a temática da competência no mundo do trabalho. Para tanto, apresentamos diferentes conceitos utilizados nas matrizes curriculares que nos permitem promover uma discussão sobre este tema numa dimensão interdisciplinar. Partimos do pressuposto de que a palavra competência vem do latim competentia Aurélio (1998). Sendo também como a qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certo assunto, fazer determinada coisa, capacidade, habilidade, aptidão, idoneidade. Este conceito nos remete a idéia de que ao falarmos de competência estamos falando de uma dimensão individual, de uma dimensão social e das relações que se estabelecem entre os sujeitos - indivíduos envolvidos nas ações do cotidiano - tanto num plano pessoal como no profissional. A dimensão histórica das questões do trabalho e suas implicações para o estudo das competências assinalam os diferentes movimentos que marcaram as novas necessidades de estruturação - distribuição e organização - do trabalho. Apresentamos a noção de sujeito que norteia as discussões e, num segundo momento, focalizamos as dimensões psicológicas das competências e suas implicações para a atuação do pedagogo no contexto organizacional.

Palabras clave : Competências; Dimensões Psicológicas; Relações de Trabalho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )