SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número01As competências e o mundo do trabalhoA andragogia no limiar da relação entre velhice, trabalho e educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

DACOREGGIO, Marlete dos Santos. Competências no contexto da ação docente: ressignificando o conceito. Contrapontos [online]. 2006, vol.06, n.01, pp.49-64. ISSN 1984-7114.

O objeto de estudo deste texto é a questão da (re) significação do conceito de competência, na área da educação. Pretende-se compreender o significado de competências no contexto da ação docente, não somente para um saber fazer, mas também para um saber pensar e agir mais significativo e mais comprometido com a aprendizagem. Esta discussão surge da necessidade de se definir um conceito de competência para a educação, mais especificamente para a ação docente, haja visto as disparidades de significados, inclusive o que o MEC nos apresenta nas Diretrizes Curriculares, dificultando mais ainda a compreensão do conceito. A discussão do significado e do conceito de competência na área da educação esteve voltada, por muito tempo, à educação profissional, numa perspectiva puramente técnica. Falar em competência, nesta área, remonta aos anos setenta, no Brasil, para uma educação fundamentada na racionalidade técnica, onde a maior preocupação “era ensinar a fazer”. Pretende-se ultrapassar estes limites de compreensão, iniciando com a análise de conceitos utilizados na área da educação, aprofundando a lógica da construção do conhecimento para a competência. Ainda é apresentado um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, bem como as três dimensões do trabalho docente: teórica, técnica e interpessoal, finalizando com um posicionamento pedagógico do termo competência.

Palavras-chave : Competência; Ação Docente; Construção de Conhecimentos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )