SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número01Competências no contexto da ação docente: ressignificando o conceitoHerbert Marcuse e o sentimento de culpa na sociedade contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

PERES, Marcos Augusto de Castro. A andragogia no limiar da relação entre velhice, trabalho e educação. Contrapontos [online]. 2006, vol.06, n.01, pp.65-77. ISSN 1984-7114.

Este artigo analisa o caráter funcionalista do atual modelo educacional, considerando a sua importância na formação de mão-de-obra qualificada e disciplinada para o sistema capitalista e a exclusão dos idosos e adultos mais velhos do projeto burguês de educação. Para tanto, inclui-se a andragogia e a educação popular ou não-formal voltadas à velhice como formas alternativas de educação, mais abrangentes e universais, podendo ser compreendidas enquanto espaços de resistência à lógica do capitalismo. Incluir os idosos e adultos mais velhos na agenda educacional coloca em xeque o sistema educativo burguês, fundado na educação pedagógica de caráter restrito. Da mesma forma, o viés elitista das Universidades da Terceira Idade contrasta com as altas taxas de analfabetismo observadas entre os maiores de 60 anos. Assim, uma educação que transcenda a lógica funcionalista inerente ao capitalismo deve se centrar, acima de tudo, na universalização dos destinatários e na conscientização política.

Palavras-chave : Educação; Velhice; Capitalismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )