SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 issue01Subjetividade e escolhas profissionaisO consumo de álcool entre estudantes de dois cursos universitários author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

SZYMANSKI, Heloisa  and  CALIL, Simone Dalla Barba Walckoff. Educação e trabalho: a prática psicoeducativa em uma cooperativa de trabalho. Contrapontos [online]. 2006, vol.06, n.01, pp.109-120. ISSN 1984-7114.

Esta pesquisa interventiva, de base fenomenológica, em Psicologia da Educação, investigou a experiência de mulheres de uma comunidade de baixa renda da cidade de São Paulo em uma cooperativa de costura e as implicações no processo identitário destas. Ao longo da pesquisa foi se constituindo uma Prática Psicoeducativa que denominamos Encontros Reflexivos. Eram encontros semanais com as cooperadas, nos quais discutíamos temas, escolhidos por elas, sobre suas experiências na cooperativa. Durante esse estudo foi possível perceber que, juntamente com os problemas de mercado, de capacitação profissional, de falta de recursos, entre outros que envolviam a cooperativa, havia uma outra questão fundamental: essas mulheres constituíram sua identidade na subalternidade. Assim, apesar de não serem mais babás ou empregadas domésticas, constituir-se como pessoas mais autônomas aparecia como o grande impasse vivido por elas. Além disso, constatou-se, durante essa investigação, que a prática reflexiva realizada em nossos encontros mostrou-se como uma forma possível de auxiliá-las a escolher entre repor a identidade subalterna ou constituir-se de modo mais autônomo. Assim, ao mesmo tempo em que se desvelaram as dificuldades e possibilidades da experiência dessas mulheres na cooperativa de trabalho, desvelou-se, também, uma Prática Psicoeducativa, sobre a qual nos debruçaremos: os Encontros Reflexivos.

Keywords : Trabalho e Prática Psicoeducativa; Reflexão e Desenvolvimento de Consciência; Encontros Reflexivos e Identidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )