SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número02Ciberliteratura: arte ou armazém?Literatura infantil e suas vertentes (fontes, modalidades, oralidade) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

FINATTO, Maria José Bocorny; BARBOSA, Rafaela Guimarães  e  DEL PINO, José Claudio. Da linguagem da química: modalização e causalidade em textos didáticos. Contrapontos [online]. 2006, vol.06, n.02, pp.263-280. ISSN 1984-7114.

Em pesquisa conjunta entre o grupo TEXTQUIM do Instituto de Letras e a Área de Educação Química da UFRGS, são examinados diferentes perfis da linguagem química em língua portuguesa. Ao integrar elementos lingüísticos e didático-conceituais, a pesquisa segue princípios de Terminologia, de Lingüística de Corpus e de Teorias do Texto. Este artigo traz um breve panorama dos resultados obtidos sobre itens como modalização e a causalidade em textos didáticos do ensino superior. Ao final do trabalho, pondera-se como aspectos da linguagem podem repercutir sobre o funcionamento do texto didático sobre o aprendizado desta ciência no ensino superior.

Palavras-chave : Modalização; Causalidade; Textos Didáticos de Química.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )