SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 issue02Práticas de leitura e escrita: breve nota sobre a relação entre o verbal e o não verbalEsquemas de conhecimento: um dos caminhos para acessar a subjetividade docente author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

ROSA, Renata Aparecida. A cultura da mídia atuando na subjetivação docente na aula de história. Contrapontos [online]. 2006, vol.06, n.02, pp.305-318. ISSN 1984-7114.

Esta pesquisa se propôs a investigar como a cultura da mídia atua na subjetivação de uma docente de História do ensino fundamental de sétima série. A observação em sala de aula foi realizada durante a exibição do longa-metragem Coração de Cavaleiro no tema trabalhado sobre a cultura da Idade Média. A estratégia utilizada foi acompanhar o desenvolvimento de uma etapa do plano de ensino da professora, em que tanto o uso de vídeo quanto a discussão do tema cultural estivessem contemplados, de forma que fosse possível analisar desde a utilização do artefato até sua mediação e repercussão nos trabalhos acadêmicos dos alunos. Além de assistir a três de suas aulas, também entrevistei a professora em dois momentos distintos.

Keywords : Cinema; Subjetivação Docente; Ensino de História.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )