SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número02A cultura da mídia atuando na subjetivação docente na aula de históriaProfessoras iniciantes e ensino de conteúdos matemáticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

ROSSO, Ademir José  e  BERGER, Maria Virgínia Bernardi. Esquemas de conhecimento: um dos caminhos para acessar a subjetividade docente. Contrapontos [online]. 2006, vol.06, n.02, pp.319-337. ISSN 1984-7114.

Os Esquemas de Conhecimento (EC) ancoram tanto aspectos cognitivos estruturais - invariantes e gerais- quanto conhecimentos das mais diferentes ordens -variantes e particulares. A noção de EC é utilizada no estudo como instrumento analítico para demonstrar que a expressão do pensamento, mediada pela linguagem, comporta elementos objetivos e desiderativos que concorrem na atribuição e mudança de significados. As informações empíricas apresentadas derivam das respostas de vinte sujeitos a uma pergunta a qual solicitava que propusessem interferências no ensino para que os alunos aprendessem sem recorrer à memorização. Na análise foram consideradas as seguintes categorias: conceitos ou pré-conceitos, fatos, procedimentos, normas, explicações, experiência pessoal, julgamento, opinião e crenças. A tabulação identificou como proeminentes as categorias de procedimentos, seguidas de experiências, julgamentos e crenças. A utilização dos EC para compreender as informações docentes consegue traduzir a interdependência e a interpenetração de elementos objetivos e subjetivos que atuam na incorporação de novas informações. Ao considerar os EC das informações docentes, as práticas de formação podem, simultaneamente, trabalhar contra elas ao buscar a correção e a superação; e com elas, ao considerá-las como significativas e verdadeiras construções dos sujeitos.

Palavras-chave : Formação de Professores; Esquemas de Conhecimento; Objetividade/Subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )