SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 issue02Esquemas de conhecimento: um dos caminhos para acessar a subjetividade docenteUma abordagem pedagógicocrítica do filme “Spanglish” em contexto de ensino e de aprendizagem de língua estrangeira author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

NONO, Maévi Anabel  and  MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Professoras iniciantes e ensino de conteúdos matemáticos. Contrapontos [online]. 2006, vol.06, n.02, pp.339-356. ISSN 1984-7114.

Neste artigo, apresentamos parte dos resultados obtidos em pesquisa que teve como objetivo geral investigar possibilidades formativas e investigativas de casos de ensino em processos de desenvolvimento profissional docente (NONO, 2005). Nesta pesquisa, realizada no período 2001-2005, quatro professoras iniciantes da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental analisaram cinco casos de ensino e elaboraram um caso a partir de situações escolares vividas na entrada na carreira. Casos de ensino têm se mostrado adequados para serem utilizados na formação de professores e na pesquisa de processos de aprendizagem docente. Destacamos, neste artigo, conhecimentos sobre ensino de conteúdos matemáticos, evidenciados pelas professoras iniciantes, ao analisarem um caso sobre uma situação de ensino de Matemática. Os resultados obtidos apontam dúvidas, certezas, equívocos e contradições que caracterizam suas práticas profissionais ao ensinar conteúdos matemáticos.

Keywords : Caso de Ensino; Professoras Iniciantes; Formação Continuada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )