SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número02Esquemas de conhecimento: um dos caminhos para acessar a subjetividade docenteUma abordagem pedagógicocrítica do filme “Spanglish” em contexto de ensino e de aprendizagem de língua estrangeira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

NONO, Maévi Anabel  y  MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Professoras iniciantes e ensino de conteúdos matemáticos. Contrapontos [online]. 2006, vol.06, n.02, pp.339-356. ISSN 1984-7114.

Neste artigo, apresentamos parte dos resultados obtidos em pesquisa que teve como objetivo geral investigar possibilidades formativas e investigativas de casos de ensino em processos de desenvolvimento profissional docente (NONO, 2005). Nesta pesquisa, realizada no período 2001-2005, quatro professoras iniciantes da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental analisaram cinco casos de ensino e elaboraram um caso a partir de situações escolares vividas na entrada na carreira. Casos de ensino têm se mostrado adequados para serem utilizados na formação de professores e na pesquisa de processos de aprendizagem docente. Destacamos, neste artigo, conhecimentos sobre ensino de conteúdos matemáticos, evidenciados pelas professoras iniciantes, ao analisarem um caso sobre uma situação de ensino de Matemática. Os resultados obtidos apontam dúvidas, certezas, equívocos e contradições que caracterizam suas práticas profissionais ao ensinar conteúdos matemáticos.

Palabras clave : Caso de Ensino; Professoras Iniciantes; Formação Continuada.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )