SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número03Tendências de produção científica em arte-educação e a proposta triangular de ensino índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

LUZ, Gizeli  y  GESSER, Verônica. O currículo da formação inicial de professores: compromisso com a formação de um professor-pesquisador. Contrapontos [online]. 2006, vol.06, n.03, pp.413-422. ISSN 1984-7114.

Este artigo se organiza a partir de estudos e reflexões sobre a formação inicial e a importância da pesquisa na formação do corpo docente. A reflexão aqui proposta tem como objetivo destacar a importância da formação inicial, visando contribuir para a formação de um professor reflexivo e pesquisador. Estas reflexões se mostram relevantes na medida em que poderão mostrar-se úteis para pesquisadores, formadores de professores, instituições formadoras e demais professores do sistema escolar. Desta forma, a pesquisa poderá se configurar como exigência fundamental ao trabalho docente. Além disso, poderá sinalizar indicadores para uma reestruturação curricular, configurando a pesquisa como princípio formador e componente essencial da formação de professores.

Palabras clave : Formação Inicial de Professores; Currículo; Professor-Pesquisador.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )