SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 issue03O currículo da formação inicial de professores: compromisso com a formação de um professor-pesquisadorA atuação do professor coordenador diante dos conflitos na escola pública author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

MONTEIRO, Maria Cristina. Tendências de produção científica em arte-educação e a proposta triangular de ensino. Contrapontos [online]. 2006, vol.06, n.03, pp.423-434. ISSN 1984-7114.

O presente trabalho de investigação teve como objetivo analisar as tendências de produção científica em arte-educação nas instituições de ensino superior brasileiras no período 1995-2004. Para tal, selecionou-se 98 resumos de dissertações e teses nas bases de dados bibliográficos brasileiros no período. Tomou-se como meta identificar as áreas de concentração dos programas de pós-graduação nos quais pesquisas sobre Arte foram realizadas, bem como categorizar as temáticas das dissertações e teses, selecionando aquelas relacionadas à Proposta Triangular no Ensino da Arte no Brasil para análise mais apurada. A área de concentração que obteve o maior número de dissertações e teses foi a área de Educação, seguida de Artes e Comunicação, Filosofia, Educação e Cultura e, por fim, Engenharia da Produção. As temáticas identificadas junto às dissertações e teses foram: Currículo; Apreciação Estética; Estética Filosófica; Formação de professores; Epistemologia e Psicologia da Arte. Dois temas em destaque na categoria Currículo, isto é, o emprego das Tecnologias de Informação e Comunicação, e a Releitura de Obras deram a dimensão da inserção da Proposta Triangular baseada nos estudos de Ana Mae Barbosa, presente em dez das 98 produções, contemplando a discussão sobre o presente e futuro da arte na contemporaneidade, através da psicologia da arte de Lev Semenovich Vygotsky.

Keywords : Arte e Educação; Proposta Triangular; Psicologia da Arte.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )