SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 issue03A perspectiva panóptica dos ambientes virtuais de aprendizagem: as estratégias técnicas e pedagógicas para o acompanhamento/controle dos alunosCondições e contradições do ensino-aprendizagem: reflexões acerca de uma pedagogia político-crítica em Paulo Freire no contexto de uma socioedade de consumo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

FREIRE, Ida Mara. O professor face ao aluno com cegueira: uma pesquisa sobre representações sociais. Contrapontos [online]. 2006, vol.06, n.03, pp.453-464. ISSN 1984-7114.

Esse estudo buscou investigar as cognições sociais dos professores acerca da categoria  definida de alunos com cegueira, pautando-se num referencial teórico-metodológico  das Representações Sociais, que tem sido utilizada nos estudos de atitudes, estereótipos  e percepções. Os participantes da pesquisa foram 97 professores atuantes no ensino  regular e especial, subdivididos em dois grupos respectivamente. O procedimento para  coletar os dados constituiu-se de um instrumento contendo itens de identificação dos  sujeitos, palavras indutoras para associação livre. Os resultados apontam como a cegueira parece associada à noção de dificuldade pelos dois grupos de professores.

Keywords : Formação de Professor; Inclusão; Aluno Cego; Representações Sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )