SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número03A perspectiva panóptica dos ambientes virtuais de aprendizagem: as estratégias técnicas e pedagógicas para o acompanhamento/controle dos alunosCondições e contradições do ensino-aprendizagem: reflexões acerca de uma pedagogia político-crítica em Paulo Freire no contexto de uma socioedade de consumo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

FREIRE, Ida Mara. O professor face ao aluno com cegueira: uma pesquisa sobre representações sociais. Contrapontos [online]. 2006, vol.06, n.03, pp.453-464. ISSN 1984-7114.

Esse estudo buscou investigar as cognições sociais dos professores acerca da categoria  definida de alunos com cegueira, pautando-se num referencial teórico-metodológico  das Representações Sociais, que tem sido utilizada nos estudos de atitudes, estereótipos  e percepções. Os participantes da pesquisa foram 97 professores atuantes no ensino  regular e especial, subdivididos em dois grupos respectivamente. O procedimento para  coletar os dados constituiu-se de um instrumento contendo itens de identificação dos  sujeitos, palavras indutoras para associação livre. Os resultados apontam como a cegueira parece associada à noção de dificuldade pelos dois grupos de professores.

Palabras clave : Formação de Professor; Inclusão; Aluno Cego; Representações Sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )