SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número03O professor face ao aluno com cegueira: uma pesquisa sobre representações sociaisSociedade tecnológica: um novo paradigma em favor da velha ordem? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

MELLO, Sérgio Carvalho Benício de; CORDEIRO, Adriana Tenório  e  TEIXEIRA, Cíntia Cavalcanti de Melo. Condições e contradições do ensino-aprendizagem: reflexões acerca de uma pedagogia político-crítica em Paulo Freire no contexto de uma socioedade de consumo. Contrapontos [online]. 2006, vol.06, n.03, pp.477-485. ISSN 1984-7114.

Um novo tipo de relação, consolidado pelos meios de comunicação de massa, evidencia o poder expressivo que a técnica tem adquirido numa sociedade de consumo. Ao criticar a ideologia do capitalismo tardio e seu discurso fatalista, que convida o indivíduo a uma submissão acrítica, o presente ensaio considera uma pedagogia político-crítica nos moldes de Paulo Freire como forma de evidenciar os mecanismos sociais e culturais de poder. Considera-se que uma redefinição do papel dos cursos universitários na formação profissional contemporânea deve reconhecer o quadro geral do processo do mundo globalizado, porém, deve admitir que necessitam ser edificados a partir de um exame crítico de seus problemas e de suas contradições. A maior contribuição desta proposta consiste no estabelecimento do caráter construtivo-político da aprendizagem, tornando-se tal postura teórica e perspectiva fortes argumentos contra o instrucionismo e ênfase economicista-tecnicista ainda dominante na esfera educacional universitária.

        · texto em Português     · Português ( pdf )