SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número03Condições e contradições do ensino-aprendizagem: reflexões acerca de uma pedagogia político-crítica em Paulo Freire no contexto de uma socioedade de consumo“Estilhaços”: a construção da subjetividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

JIMENEZ, Susana Vasconcelos; FRAGA, Regina Coele Queiroz  e  SANTOS, Deribaldo. Sociedade tecnológica: um novo paradigma em favor da velha ordem?. Contrapontos [online]. 2006, vol.06, n.03, pp.495-502. ISSN 1984-7114.

O artigo aborda o complexo científico-tecnológico na perspectiva das relações entre trabalho e educação, forjadas no contexto da crise da sociabilidade contemporânea. Nesse sentido, afronta os paradigmas dominantes afinados com o mito da sociedade tecnológica, ou do conhecimento, questionando o caráter apologético embutido no discurso em favor das novas tecnologias da informação como promotoras da inclusão social; reafirmando, ao mesmo tempo, a necessidade de superação do capital, como condição do desenvolvimento científico-tecnológico voltado à emancipação plena da humanidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )