SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número01Análise crítica das políticas públicas de avaliação: a voz dos gestores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

AFONSO, Almerindo Janela. Estado, políticas educacionais e obsessão avaliativa. Contrapontos [online]. 2007, vol.07, n.01, pp.11-22. ISSN 1984-7114.

O crescente protagonismo da avaliação não pode ser compreendido à margem da natureza das políticas públicas e educacionais contemporâneas, nem, mais especificamente, à margem do papel e redefinição do Estado em contexto de globalização. Inicialmente impulsionada pela emergência de governos neoconservadores e neoliberais, há duas décadas e meia, a avaliação tornou-se obsessiva e unidireccional, quer pelo facto de continuar a manter a sua presença de forma relativamente indiferente à natureza de governos de outras orientações político-partidárias quer pelo facto de continuar a contribuir para maximizar as funções de controlo e de legitimação, em vez de apoiar mecanismos democráticos de prestação de contas e de responsabilização (accountability) mais congruentes com a promoção de justiça social e educacional.

Palavras-chave : Estado; Políticas Educacionais; Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )