SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número01Análise crítica das políticas públicas de avaliação: a voz dos gestoresO Exame Nacional Do Ensino Médio (ENEM): o que revelaram professores do ensino médio acerca dessa avaliação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

BORBA, Amândia Maria de; FERRI, Cássia  y  HOSTINS, Regina Célia Linhares. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: questões que emergem da prática docente. Contrapontos [online]. 2007, vol.07, n.01, pp.43-54. ISSN 1984-7114.

A avaliação da aprendizagem no ensino superior, enquanto objeto de estudo, tem imposto reflexões sobre as concepções e os procedimentos vigentes, bem como sobre os paradigmas propostos na literatura educacional. O presente trabalho é fruto de um conjunto de discussões realizadas em momentos de formação continuada dos docentes - lócus privilegiado para o debate e a negociação de sentidos e significados da avaliação como prática formativa. Apresenta as principais questões formuladas pelos docentes do ensino superior em um movimento simultâneo de resistência às mudanças e abertura para o novo, num debate no qual se evidenciam valores e concepções de orientação contraditória que se aproximam ou confrontam-se num jogo permanente de forças e de questionamentos sobre o avaliar, o medir e o negociar no processo de ensino-aprendizagem.

Palabras clave : Avaliação da Aprendizagem; Ensino Superior; Regulação do Processo de Ensino-Aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )