SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número01Avaliação da aprendizagem no ensino superior: questões que emergem da prática docenteUm possível caminho para a construção de formas de registro da avaliação formativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

ZANCHET, Beatriz Maria Boéssio Atrib. O Exame Nacional Do Ensino Médio (ENEM): o que revelaram professores do ensino médio acerca dessa avaliação. Contrapontos [online]. 2007, vol.07, n.01, pp.55-69. ISSN 1984-7114.

O ideário que vem conduzindo os sistemas de avaliação no Brasil, nos diversos níveis de ensino, assenta sobre o pressuposto que a avaliação pode proporcionar um ensino de melhor qualidade. A avaliação, como posição política, surge como subproduto da preocupação com a eficácia das escolas na execução dos objetivos de aprendizagem pretendidos e como forma de responsabilizar os professores pelo insucesso dos alunos. Algumas características evidenciadas nesses processos apontam competitividade como parâmetro para a garantia de melhor desempenho dos alunos e das escolas. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é considerado uma oportunidade dada aos alunos de se auto-avaliar, com vistas às escolhas futuras em relação ao mercado de trabalho e a continuação de estudos em nível superior. Esse texto é parte da pesquisa desenvolvida durante o Curso de Doutorado em Educação e discute, através da análise dos depoimentos de professores, como a prática avaliativa do ENEM está repercutindo nas práticas pedagógicas no nível médio da escolarização.

Palabras clave : ENEM; Avaliação Nacional; Prática Pedagógica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )