SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número01O Exame Nacional Do Ensino Médio (ENEM): o que revelaram professores do ensino médio acerca dessa avaliaçãoPareceres descritivos de avaliação da aprendizagem: conteúdo e o processo de elaboração índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

KRAUSE, Helvia Tomaselli. Um possível caminho para a construção de formas de registro da avaliação formativa. Contrapontos [online]. 2007, vol.07, n.01, pp.71-90. ISSN 1984-7114.

Este artigo apresenta parte da produção de materiais para registro e divulgação dos resultados da avaliação. Esses materiais foram produzidos durante pesquisa que investigou a evolução do processo de registro da avaliação da aprendizagem orientada pelos princípios da avaliação formativa no currículo do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Destaca-se que a problematização da articulação de uma avaliação formativa com o ensino e as formas de registros avaliativos, pautados em critérios, podem favorecer uma prática mais integrada de ensino e de aprendizagem. Neste artigo é evidenciada a necessidade de registros simples e objetivos para a realização da avaliação da aprendizagem, visando o acompanhamento do processo de ensino e de aprendizagem e a divulgação dos resultados. Há, ainda, algumas considerações sobre os fundamentos da avaliação formativa, conteúdo fundamental para que o professor possa visualizar a avaliação como forma de compreender o funcionamento cognitivo do aluno, a fim de regular os processos de aprendizagem.

Palabras clave : Avaliação Formativa; Registro; Critérios.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )