SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 issue01Um possível caminho para a construção de formas de registro da avaliação formativaAvaliação do desempenho docente no ensino médio: caminho para o desenvolvimento profissional? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

SOUSA, Cintia Metzner de. Pareceres descritivos de avaliação da aprendizagem: conteúdo e o processo de elaboração. Contrapontos [online]. 2007, vol.07, n.01, pp.91-105. ISSN 1984-7114.

Este artigo aborda os resultados do trabalho realizado com o objetivo de analisar os pareceres descritivos de avaliação da aprendizagem, investigando as implicações, resistências e avanços que se expressam na prática avaliativa do professor, no contexto do programa Escola Sem Fronteiras. A pesquisa foi desenvolvida pela abordagem qualitativa, com a coleta de dados através da entrevista, observação, seminários, análise documental e o uso da análise de conteúdo. O presente estudo não pretendeu esgotar as análises sobre o conteúdo dos pareceres descritivos quanto ao seu significado e viabilidade para o redimensionamento da prática pedagógica, mas sinaliza limitações, avanços e sugestões de encaminhamentos ao programa de formação continuada, em torno da avaliação da aprendizagem e do uso dos pareceres descritivos.

Keywords : Avaliação da Aprendizagem; Pareceres Descritivos de Avaliação; Interpretação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )