SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número01Um possível caminho para a construção de formas de registro da avaliação formativaAvaliação do desempenho docente no ensino médio: caminho para o desenvolvimento profissional? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

SOUSA, Cintia Metzner de. Pareceres descritivos de avaliação da aprendizagem: conteúdo e o processo de elaboração. Contrapontos [online]. 2007, vol.07, n.01, pp.91-105. ISSN 1984-7114.

Este artigo aborda os resultados do trabalho realizado com o objetivo de analisar os pareceres descritivos de avaliação da aprendizagem, investigando as implicações, resistências e avanços que se expressam na prática avaliativa do professor, no contexto do programa Escola Sem Fronteiras. A pesquisa foi desenvolvida pela abordagem qualitativa, com a coleta de dados através da entrevista, observação, seminários, análise documental e o uso da análise de conteúdo. O presente estudo não pretendeu esgotar as análises sobre o conteúdo dos pareceres descritivos quanto ao seu significado e viabilidade para o redimensionamento da prática pedagógica, mas sinaliza limitações, avanços e sugestões de encaminhamentos ao programa de formação continuada, em torno da avaliação da aprendizagem e do uso dos pareceres descritivos.

Palabras clave : Avaliação da Aprendizagem; Pareceres Descritivos de Avaliação; Interpretação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )