SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número01Avaliação do desempenho docente no ensino médio: caminho para o desenvolvimento profissional?A busca de uma visão mais integrada entre as teorias educacionais para adultos: diálogo entre os autores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

LUCK, Esther Hermes  y  SILVA, Erly Maria de Carvalho e. Formação de professores em articulação com as escolas públicas: (re)significando a prática pedagógica discente. Contrapontos [online]. 2007, vol.07, n.01, pp.131-146. ISSN 1984-7114.

Apresentam-se os fundamentos, o percurso para a implementação e os resultados de uma gestão acadêmica intencionalmente dirigida pela busca da articulação da formação inicial com a formação continuada dos professores em exercício no magistério público. Com o objetivo de inserir o futuro educador na realidade concreta da rede de ensino público, buscou-se transformar as relações entre a Escola e a Universidade Federal Fluminense em práticas que proporcionassem a melhoria da qualidade do ensino e da gestão nas escolas públicas. Das ações planejadas conjuntamente resultaram: práticas de ensino inovadoras; aumento do interesse e da participação das escolas; aprovação do programa “Bolsa Licenciatura” no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFF; aprovação da “Base Comum” para todos os cursos de licenciatura pelo Conselho de Ensino e Pesquisa; realização da Mostra de Iniciação à Docência e de Seminários de Avaliação dos Projetos; e publicação de dois livros. Tendo como motivação maior a resignificação da prática pedagógica discente, o projeto revela o quanto Universidade e Escolas têm a aprender, mais até do que ensinar.

Palabras clave : Formação de Professores; Pesquisa e Prática de Ensino; Projeto Pedagógico de Curso de Licenciatura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )