SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 issue01Formação de professores em articulação com as escolas públicas: (re)significando a prática pedagógica discenteA institucionalização da escola pública no contexto da crise social do século XIX author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

GROHMANN, Márcia Zampieri. A busca de uma visão mais integrada entre as teorias educacionais para adultos: diálogo entre os autores. Contrapontos [online]. 2007, vol.07, n.01, pp.147-167. ISSN 1984-7114.

O objetivo deste estudo é incitar uma reflexão sobre a necessidade de uma visão mais holística sobre as teorias educacionais. O trabalho buscou realizar a interações entre as teorias educacionais de adultos, mostrando que diferentes autores, de diferentes correntes teóricas, compartilham idéias semelhantes. Para tanto, utilizou-se o modelo teórico de Merriam e Caffarella (1999) que identifica cinco orientações de aprendizagem: behaviorismo, cognitivismo, humanismo, aprendizagem social e construtivismo. Foi possível verificar a vasta gama de relacionamentos existentes entre autores das diferentes correntes teóricas, o que demonstra que apesar de não explicitado, há um compartilhamento de premissas entre as principais teorias educacionais para adultos.

Keywords : Interação; Teorias; Adultos; Construtivismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )